ANPD quer que TikTok revise política de proteção a menores de idade:

ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados emitiu uma nota técnica solicitando que o TikTok reveja sua política de privacidade para usuários menores de 18 anos – para evitar que crianças e adolescentes criem contas no aplicativo – e adote cuidados específicos para este grupo, que é protegido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

O documento foi produzido em agosto, mas veio a público na semana passada. Segundo a agência, o TikTok apresentou um relatório de impacto sobre crianças e adolescentes, que agora será analisado.

A nota técnica foi motivada por “indícios” de que jovens menores de 13 anos estavam tendo acesso à plataforma:

“Há indícios de que pessoas com menos de 13 anos têm acesso à plataforma. Na Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2021, publicada em novembro de 2022, 58% das pessoas entre 9 e 17 anos no Brasil reportaram ter uma conta no TikTok e 34% afirmaram que essa era a rede social mais utilizada. Ainda nessa pesquisa, 39% das crianças de 9 e 10 anos e 48% das crianças de 11 e 12 anos afirmaram que o TikTok era a rede social mais usada. Esse aplicativo é a rede social mais usada por pessoas nessas faixas etárias. Para adolescentes de 13 e 14 anos, o TikTok (37%) e o Instagram (35%) são as redes sociais mais utilizadas. Já para adolescentes de 15 a 17 anos, o TikTok seria a segunda rede social mais usada, com 21% da proporção dessa faixa etária. Nos dados mais recentes trazidos na pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2022, esses números subiram. 60% das pessoas entre 9 e 17 anos no Brasil reportaram ter uma conta no TikTok e 35% afirmaram que essa era a rede social mais utilizada.”

O documento, então, concluiu haver necessidade de a plataforma revisar tanto os mecanismos de verificação de idade quanto a política de privacidade, com informações sobre as diferenças entre o tratamento de dados de jovens e adultos.

Referência: https://www.migalhas.com.br/quentes/394058/anpd-quer-que-tiktok-revise-politica-de-protecao-a-menores-de-idade

Ficou com dúvidas?
Nos mande uma mensagem!

Telefone

(43) 98869-6003

Magalhães, Pagoti & Leonel é uma Sociedade de Advogados inscrita na OAB/PR n° 14.592 e CNPJ 48.361.238/0001-79.

Visite nosso escritório

Av. XV de Novembro, 183 6º Andar - Sala 61 - Centro Comercial Ilha Porchat, Cornélio Procópio / PR.

Entre em contato

atendimento@mpladvogadosassociados-com-br.preview-domain.com

Seg - Sex: 9h às 17h
MPL Advogados Associados